![Back_Chicago.jpg](https://static.wixstatic.com/media/5df685_fafa8be188e9415791abf2788ce3d08a~mv2.jpg/v1/fill/w_1366,h_638,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/Back_Chicago.jpg)
Com Lincoln no poder, um ano depois, a Guerra Civil Americana (1861-1865)³* eclodiria e, consequentemente, a abolição da escravidão seria alcançada.
Além disso, a cidade é notoriamente reconhecida porque, durante o século XX, foi um dos mais importantes polos geradores de conhecimento da América. A Universidade de Chicago é o lar de importantes contribuições para os estudos sociais, com destaque para a Ecologia Humana de Park & Burgess¹**. Nas ciências econômicas, a Escola de Chicago é uma das vertentes mais proeminentes do liberalismo, cujo nome mais notável é o do economista Milton Friedman (1912-2006)²**. Tudo isso associado ao seu pioneirismo no emprego de estruturas metálicas na construção civil³**, na implantação de um dos primeiros sistemas públicos de saneamento básico da América, às altas taxas de violência durante a primeira metade do século XX¹*** e pelas inúmeras aparições na mídia e no cinema, tornou a cidade um dos centros urbanos mais famosos do mundo.
Atualmente, do ponto de vista econômico, Chicago/IL tem sua relevância vinculada, especialmente, à gigante do setor de aviação The Boeing Company, cuja sede se encontra na cidade desde 2001. Ainda no transporte aeroviário, a cidade é servida pelo Aeroporto Internacional O’Hare, o segundo mais movimentado (em quantidade de tráfego) do planeta. Eleita pela revista Forbes a quinta cidade mais economicamente poderosa do mundo, Chicago/IL também é a sede da companhia aérea United Airlines, Inc, dos restaurantes fast-food