tornou Dallas/TX um centro econômico fundamental para a porção sul do país. Esse caráter foi potencializado com a descoberta de petróleo nos arredores da cidade na década de 1930, quando a economia da cidade passou a ser fortemente vinculada à empresas do ramo de combustíveis.
No entanto, atualmente, a cidade é também um importante centro de negócios, telecomunicações e tecnologia. Muito disso decorre de sua localização, que a torna um dos principais hubs de transporte do sul do país, graças ao complexo sistema de rodovias que para lá convergem. Ainda, na cidade vizinha de Fort Worth/TX, localiza-se o terceiro aeroporto mais movimentado do mundo em termos de tráfego de aeronaves – Aeroporto Internacional Dallas/Fort Worth – o que contribui para que Dallas/TX seja um dos principais destinos para viajantes que querem ter acesso às grandes plantações de algodão e ao gado que marcam o meio oeste americano.
Além disso, economicamente, a cidade de Dallas/TX e região metropolitana destacam-se como sedes de companhias como a AT&T Inc., a maior empresa de telecomunicações do mundo (GARA, 2017); a popular rede de cosméticos Mary Kay Cosmetics; a rede de lojas de departamento J. C. Penney Company, Inc.; a indústria de artigos de papel para higiene pessoal Kimberly-Clark Corporation, a indústria de refrigerantes Dr. Pepper Snapple Group, a tradicional companhia aérea American Airlines e a Southwest Airlines (uma das maiores empresas aéreas de baixo custo do planeta). A região metropolitana de dallas/TX ainda