![Back_New_York.jpg](https://static.wixstatic.com/media/5df685_025eab21da5a470885d49b6d59758a68~mv2.jpg/v1/fill/w_1366,h_637,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/Back_New_York.jpg)
responsável pelas maiores intervenções urbanas realizadas na cidade durante o século XIX. Coordenou uma equipe que realizou uma série de demolições, removeu cortiços, ampliou e alargou vias, melhorou os padrões de salubridade das casas e arborizou ruas, sendo considerado por especialistas o responsável pela imagem contemporânea da cidade (CHOAY, 1992).
¹* De acordo com Jacobs (2011), o termo é utilizado para se referir a uma série de intervenções urbanísticas que destruíram ou descaracterizaram comunidades historicamente concebidas, a fim de se solucionar questões de tráfego urbano e de moradia. Em geral, essas intervenções geraram espaços frios e mal apropriados, inseguros e sem animação urbana, características que anteriormente não eram encontradas nessas comunidades.
²* Maior ataque terrorista sofrido pelos EUA na história. A data refere-se a uma série de atentados ocorridos nas cidades de Arlington/VA, Washington/DC, New York/NY e Stonycreek Township/PA. Basicamente, na manhã de 11 de setembro de 2001, terroristas ligados ao grupo extremista Al-Qaeda embarcaram em quatro aviões de voos regulares de passageiros. Na sequência, renderam as tripulações e, deliberadamente, desviaram as rotas a fim de atingir alvos previamente estabelecidos. Entre esses alvos estavam a sede do Departamento de Defesa dos EUA (Pentágono) e, potencialmente, o Capitólio ou a Casa Branca (em Washington/DC). Durante esses atentados, as imagens captadas em tempo real com as explosões de dois aviões contra as torres do World Trade Center (Minoru Yamasaki, 1973), então localizadas no coração financeiro da Ilha de Manhattan, New York/NY, ganharam o mundo. Em resposta, o presidente americano George W. Bush (1946) deu início a um dos maiores esforços militares realizados pelos EUA para se chegar aos culpados: a Guerra ao Terror.
³* Apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940). Ex-jogador de futebol brasileiro foi tricampeão mundial pela seleção (1958, 1962 e 1970), bi-campeão mundial interclubes e da Copa Libertadores da América pelo Santos Futebol Clube (1962 e 1963). Com mais de mil gols marcados na carreira é tido por especialistas como o maior jogador de futebol de todos os tempos.
¹** Franz Anton Beckenbauer (1945) é um ex-jogador de futebol alemão. Foi o capitão da seleção da Alemanha Ocidental na campanha do título da Copa do Mundo de 1974 e maior jogador da história do