pontos mais importantes para a administração americana ao lado da Philadelphia/PA. Em 1811, com a chegada cada vez maior de imigrantes e o considerável aumento populacional, um audacioso plano foi desenvolvido a fim de se solucionar problemas urbanos decorrentes do incremento no número de habitantes. O plano, chamado de Commissioners' Plan, foi posto em prática, convertendo, basicamente, o traçado viário da Ilha de Manhattan numa rigorosa malha em formato de grelha. Ainda no século XIX, com o persistente aumento da população², a pressão popular forçava as autoridades a criar espaços livres e áreas de recreação aos moldes do Bois de Boulogne (Paris) e do Hyde Park (Londres), o que levou, em 1857, à construção do Central Park.
As facilidades urbanas continuavam a florescer na cidade e, na segunda metade do século XIX, New York/NY era o principal destino de imigrantes vindos das mais diversas partes do mundo buscando novas e melhores oportunidades de vida. Na virada do século XX, New York/NY já contava com as primeiras linhas de metrô e a cidade dominava a economia, a comunicação, as finanças e a produção cultural do país (GOLDFIELD & BROWNELL, 1990).
A cidade de New York/NY, como se conhece atualmente, foi consolidada em 1898 (McCARTHY, 1997). Na época, o Brooklyn (que até então era uma unidade administrativa com autonomia própria) e o Bronx foram incorporados pela administração da Ilha de Manhattan, formado um conjunto urbanizado chamado de “A Grande New York”. Durante a primeira metade do século XX, New York/NY