Oklahoma City/OK é a capital e cidade mais populosa do estado de Oklahoma. Localizada na porção central do país, os limites administrativos da cidade se estendem sobre os condados de Oklahoma (do qual é a sede), Canadian, Cleveland e Pottawatomie. Com uma população estimada atualmente em 655057 habitantes, Oklahoma City/OK é a 25ª maior cidade dos EUA (US CENSUS BUREAU, c2020a).
A origem da cidade remonta ao fim do século XIX. Após a Guerra Civil Americana (1861-1865), povos nativos americanos cederam suas terras para o governo dos EUA. Visando ocupar o território, o governo norte-americano cedeu essas terras a migrantes¹. Assim, em 1889, um grupo de pessoas estabeleceu um núcleo urbano que, em 1890 se tornou, oficialmente, uma cidade. Atraindo cada vez mais pessoas interessadas em ocupar as terras e explorar as oportunidades surgidas com a interiorização da região central dos EUA, com apenas 10 anos de existência, a cidade já contava com mais de 10 mil habitantes, o que contribuiu para que, em 1910, ela se tornasse a capital do estado de Oklahoma (WILSON, 2020). Na sequência do século XX, a cidade continuou a crescer, se estabelecendo como um dos principais centros de produção agrícola da região central do país.
Oklahoma City/OK tem presença constante no noticiário, especialmente, em função da grande quantidade de tornados, geralmente de alto potencial destrutivo, que costumam atingir a região central dos EUA durante o período