
Phoenix/AZ é a capital, maior e mais importante cidade do estado do Arizona, na porção sudoeste dos EUA. Com uma população estimada em 1680992 habitantes, é a única cidade do estado com mais de 1 milhão de pessoas. Esse número torna Phoenix/AZ a 5ª cidade mais populosa dos EUA (US CENSUS BUREAU, c2020a). Os limites administrativos da cidade estão completamente inseridos no condado de Maricopa, do qual Phoenix/AZ é a sede.
A origem da cidade remonta a um assentamento erguido por uma comunidade agrícola depois que um ex-membro do exército confederado¹ descobriu, em 1867, uma série de canais, teoricamente construídos por nativos americanos, na confluência dos Rios Salt e Gila (BATES, 2007). Esse sistema de canais permitiu o abastecimento de água e, anos mais tarde, em 1881, a cidade seria fundada, tornando-se, em 1889, a capital do território do Arizona. Assim, apesar de se localizar numa região de clima seco e desértico, o sistema de canais que corta a cidade tornou a região um próspero centro de produção agrícola. Daí a origem do nome Phoenix² (BARNEY & GOLDWATER, c2014).
Até o fim da II Guerra Mundial (1939-1945), a economia da cidade era baseada na produção de algodão, gado, frutas cítricas e cobre (MARIN, 2020). Localizada no cruzamento de duas rodovias interestaduais (I-10 e I-17) e cortada por um conjunto de ferrovias inauguradas na década de 1920 (VANDERMEER, 2010), a cidade se tornou um importante centro de produção agrícola e um dos mais relevantes hubs de transportes do sudoeste americano,