![Back_Portland.jpg](https://static.wixstatic.com/media/5df685_eda90564475a46d789a3337f5a61ba5c~mv2.jpg/v1/fill/w_1366,h_637,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/Back_Portland.jpg)
facções criminosas e crimes de extorsão praticados em seus limites (JOHN, 2012). Na época, a cidade era conhecida como um centro onde marinheiros encontravam prostitutas, saloons, bordéis, cassinos clandestinos, casas de aposta e jogos de azar e pensões³ abarrotadas de mineradores que procuravam pedras preciosas, especialmente ouro, nas terras da California, também na costa oeste americana (California Gold Rush¹*). Além disso, depois da atividade portuária, a economia da cidade de Portland/OR era fortemente influenciada pela indústria da madeira, uma vez que a região é rica em árvores de grande resistência, dureza e durabilidade, atributos que são úteis para a construção civil e para a produção de folheados e de pisos.
Vantagens como a abundância de recursos naturais, uma complexa malha de rodovias interestaduais, o baixo custo de energia, um grande porto que auxilia o escoamento da produção, a presença de ferrovias e de um terminal aéreo internacional são fatores que tornam Portland/OR uma das cidades mais privilegiadas dos EUA. Uma parte importante da economia da cidade vem de empresas produtoras de aço como as gigantes do setor Schnitzer Steel Industries e Inc. e ESCO Group LLC, que têm suas sedes na cidade. Além dessas, na região metropolitana de Portland/OR estão localizadas mais de 1200 indústrias de tecnologia sendo que o maior empregador da região é a fornecedora de processadores de computador Intel²*. No entanto, a economia da cidade de Portland/OR é internacionalmente associada à maçiça presença de