
Com uma população estimada atualmente em 753675 habitantes, Seattle/WA é a maior cidade do estado de Washington, maior cidade do noroeste dos EUA e a 18ª maior cidade do país (US CENSUS BUREAU, c2020a). Entre as cidades amostradas nessa pesquisa, Seattle/WA é a mais boreal. A cidade, espremida entre um braço do Oceano Pacífico – Puget Sound – e o Lago Washington, localiza-se no condado de King. Essa condição, faz da cidade um importante ponto na rota que liga a parte continental dos EUA com o estado do Alaska, sendo que seu porto apresenta uma das maiores quantidades de tráfego de mercadorias entre os EUA e a Ásia além de ser, em capacidade de estocagem de containers, um dos maiores do país (FORBES, 2019).
Apesar de registros indicarem que uma expedição da marinha real inglesa, numa missão de mapeamento do nordeste do Oceano Pacífico, tenha alcançado a região em 1792 (VANCOUVER, 1801), o primeiro assentamento construído onde hoje se encontra a cidade começou a ser erguido, apenas, em novembro de 1851 (LANGE, 2003). Um ano depois, em 1852, a localização desse assentamento foi alterada sendo batizada de Seattle/WA¹. Anos mais tarde, em 1869, a cidade foi oficialmente incorporada pelo estado de Washington (CROWLEY, 1998).
No aspecto econômico, as principais atividades de Seattle/WA, até o fim do século XIX, eram a indústria da madeira e os serviços de hospedagem, uma vez que a cidade fazia parte da rota para o Alaska, onde, na época, havia sido descoberto jazidas de ouro (1896) (Klondike Gold Rush²) (CALDBICK, 2014;