OBTENÇÃO DOS DADOS
Devido às dificuldades de obtenção de informações a respeito das atividades varejistas localizadas nas cidades brasileiras, os experimentos realizados nessa pesquisa recorreram a um conjunto de cidades norte-americanas. Diferentemente do Brasil, o governo dos EUA, através do Bureau of Economic Analysis (BEA), Bureau of Labor Statistics (BLS) e do Census Bureau, administra um sistema de classificação de estabelecimentos comerciais chamado NAICS (North American Industry Classification System).
Entre as principais funcionalidades desse sistema estão a possibilidade de consultar e baixar dados de todos os estabelecimentos comerciais legalmente registrados pelo governo americano. Entre os dados disponíveis estão informações como tipo de atividade econômica principal, latitude, longitude, número de funcionários, área, faturamento, entre outras (Giusti & Maraschin, 2017; Sevtsuk, 2010). A base de dados do NAICS é atualizada, periodicamente, a cada 5 anos.
Nesses experimentos, os dados utilizados fazem parte da base de dados do ano de 2017 e, para fins de controle, foram considerados os códigos NAICS referentes às atividades comerciais manufatura/padarias