Nos dias de hoje, a cidade é um dos mais importantes hubs rodoviários do Meio-Oeste americano, sendo o entroncamento de duas das mais importantes rodovias interestaduais do país (I-15 e I-80).
A base econômica da cidade é voltada para o setor de serviços. Capital do estado, é natural que boa parte de seus empregos estejam ligados a administração pública, sendo, por isso, os governos federal, estadual e municipal, os maiores empregadores de Salt Lake City/UT. Depois desses, o Aeroporto Internacional de Salt Lake é o responsável pela maior parte dos empregos gerados na cidade. Além de ser reconhecida mundialmente como sede da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Salt Lake City/UT também é conhecida como sede dos grupos Zions Bancorporation, uma das maiores empresas de serviços financeiros, seguros e investimentos dos EUA; Questar Corporation, especializada na produção, transporte e venda de gás natural; a companhia de diagnóstico molecular Myriad Genetics, Inc. e a fornecedora de cortes de carne artesanais ítalo/americana Creminelli Fine Meats. Além das atividades mencionadas, outro fator que tem ganhado destaque recentemente no cenário econômico da cidade são as atividades ligadas ao turismo de aventura (especialmente atividades de recreação e prática de esportes como esqui e caminhada) (FORBES, 2019).
A renda mensal média de um trabalhador de Salt Lake City/UT é, atualmente, de US$ 6.140,00 (AVERAGE SALARY, c2020) enquanto a renda familiar média é de