cidade não pertence a um condado e, por isso, sofre com dificuldades de geração de receita (PRIMM, 1998).
Atualmente, a economia de St. Louis/MO depende, fortemente, do setor de saúde que é responsável pela geração de pouco mais de 30 mil empregos na cidade. Depois, o setor de serviços é o responsável por cerca de 24 mil empregos enquanto o setor da indústria gera, aproximadamente, 21 mil postos de trabalho.
Entre as empresas de maior destaque sediadas em St. Louis/MO e sua região metropolitana se encontram a subsidiária da suíça Nestlè para rações e alimentos de animais (PurinaPetCare), a empresa de soluções em engenharia e produtos industriais Emerson Electric Co., a companhia de alimentos Bunge Limited, a fornecedora de pilhas e baterias Energizer Holdings, Inc. e a indústria química Olin Corporation – uma das maiores produtoras de derivados de cloro e hidróxido de sódio do mundo. Até 2018, a gigante do setor de pesticidas e sementes Monsanto Company tinha sua sede na região metropolitana de St. Louis/MO quando foi adquirida pelo grupo alemão Bayer AG.
De acordo com a revista Forbes (2019), a cidade apresenta custos de vida 6% menores do que a média nacional além de uma taxa de desemprego de 3,5%. Isto posto, a cidade é considerada o 70º melhor lugar para investimentos e carreiras no país. Ainda na cidade, a renda mensal média de um trabalhador é